Neste livro que divulguei aqui “Técnicas para escrever Ficção”, o autor fala quando cita tudo o que um personagem deve ter ou ser:
“Seus personagens precisam de um passado. Nossa personalidade é construída sobre uma série de acontecimentos em nossas vidas. Somos hoje resultado do lugar onde moramos, pessoas que passaram por nossas vidas, colégio que estudamos e por aí vai…”
“As reações e decisões de um personagem devem estar em linha com seu perfil.”
“Quando estiver escrevendo, entre na pele do personagem. Veja com os seus olhos, sinta o que ele estiver sentindo.”
Por mais óbvio que tudo isso seja, demorou para cair a ficha, viu? Amo escrever personagens, mas nunca paro para fazer só isso. E é necessário! Maldita ansiedade de sair escrevendo logo a história.
Mas consegui! Peguei um exemplo de ‘construção de personagem’ do Scrivener e AMEI! A vida é mais simples e objetiva agora! Muito mais do que com as fichas de D&D. Garanto!
Saca só o exemplo super hiper revolucionário (risos):
NOME DO PERSONAGEM
Papel na história:
Ocupação:
Descrição física:
Hábitos e costumes:
——————————————–
Histórico:
Conflitos internos:
Conflitos externos:
———————————————
Notas:
Voilá!
ATENÇÃO: Procurem fotos de artistas que sejam ‘parecidos’ fisicamente com o seu personagem. AJUDA PACAS a visualizar maneira de ser, sorriso, diálogos e tudo o que você pode imaginar. Isso não é copiar, é facilitar o jogo. Só para ter uma ideia. Quando a coisa é real, normalmente é mais fácil visualizá-la.